HU-UFPI disponibiliza ressonância magnética de mama para pacientes do SUS

slider

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) passa agora a oferecer, ao paciente do Sistema Único de Saúde (SUS), o exame de ressonância magnética de mama, importante ferramenta para o diagnóstico precoce e para o acompanhamento do tratamento do câncer de mama, um dos cinco tipos de cânceres com maior incidência no Piauí, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O Hospital Universitário é o único da rede pública a disponibilizar o exame no Piauí. 

De acordo com o radiologista Dr. Vinícius Carvalho, Chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HU-UFPI, trata-se de um exame mais sofisticado, que auxilia no diagnóstico especialmente em casos duvidosos. “A ressonância magnética de mama é um método que tem como principal característica a alta sensibilidade na caracterização de pequenos focos de tumor. As principais indicações do exame são o rastreamento de pacientes de alto ou moderado risco para câncer (com antecedente na família) e mamas muito densas”, esclarece.

Segundo o Dr. Vinícius, com a disponibilidade da ressonância magnética de mama, “o HU-UFPI fecha o arsenal necessário para diagnóstico e tratamento do câncer de mama, ofertando desde o rastreamento com a mamografia e a ultrassonagrafia, passando pela biopsia até o tratamento na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON)”.

A primeira ressonância magnética de mama do HU foi realizada em uma paciente de 33 anos, portadora de câncer de mama, com tratamento em curso, que precisava avaliar a necessidade de cirurgia. Esse é um caso que exemplifica a importância do exame que agora está disponível ao paciente do SUS gratuitamente”, concluiu o Dr. Vinícius Carvalho.

Fonte: Site da UFPI 


Em: 30 de Janeiro de 2017 às 12:08

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis